Eu quero, eu posso, eu consigo!

Eu quero, eu posso, eu consigo!

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

RETENÇÃO DE LÍQUIDOS


O que é retenção de líquidos
A retenção de líquidos é o acúmulo excessivo e anormal de água entre as células do organismo que posteriormente é eliminada pela urina. Por meio desse acúmulo, uma pessoa pode adquirir aproximadamente 2 kg durante um só dia. Existem casos em que a retenção de líquidos ocorre em períodos nos quais há alterações metabólicas como na TPM, na menstruação e na gravidez e casos em que ela ocorre por fatores internos que necessitam de auxílio médico, medicação e dieta para que haja sua eliminação.
Em casos relacionados aos fatores internos desconhecidos, a retenção de líquidos pode ser um sintoma de problemas como insuficiência vascular, hipotireoidismo, hipertensão arterial, mau funcionamento dos rins, fígado e coração, processos inflamatórios, deficiência na circulação sanguínea, grande concentração de sódio no organismo e alterações hormonais e emocionais.
Para amenizar a retenção de líquidos é necessário praticar exercícios físicos, alimentar-se de alimentos naturais, utilizar pouca quantidade de sal, aumentar a ingestão de líquidos, diminuir a utilização de sapatos altos e apertados e, ainda, se permitido pelo médico, aderir a massagens e drenagem linfática.
Para detectar a retenção de líquidos, basta observar as mãos, os pés, a barriga, as pernas e as proximidades do tornozelo. Se essas regiões persistirem inchadas por muito tempo é necessário buscar ajuda médica, principalmente se tais inchaços ocorrerem fora do período de gravidez e menstruação. Por questões hormonais, a mulher é mais propensa a reter líquidos do que o homem.

Como evitar a retenção de líquidos

Diminua a ingestão de alimentos ricos em sódio, como embutidos, conservas, picles e queijos amarelos;
Aumente a ingestão de frutas, legumes e verduras;
Beba, pelo menos, 2 litros de água por dia (8 copos de 250ml);
Faça atividade física regularmente;
Se o inchaço persistir, procure um médico para que sejam investigadas as causas da retenção.
"Ao sair para fazer compras repare no valor nutricional dos alimentos. Por isso quando for ao supermercado não determine um horário para sair de lá. É muito importante que se faça compras com um tempo bem livre."





Um comentário:

  1. O sódio também (ajuda) na retenção de líquidos, alimentação com muito sal ou refrigerantes possuem muito sódio ^^

    Bjão

    ResponderExcluir

Que bom que você vai comentar.
Amo quando você comenta!
Fique a vontade e obrigada pela visitinha.