Eu quero, eu posso, eu consigo!

Eu quero, eu posso, eu consigo!

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

OVO: quem ele é realmente? Vilão ou mocinho?

Há pouco tempo acreditava-se que a gema do ovo aumentava o colesterol no sangue e por isso o seu consumo deveria ser restrito ou até mesmo banido do cardápio.
No entanto, um estudo realizado por pesquisadores britânicos comprova que o consumo de ovos não provoca aumento do colesterol, nem causa riscos de doenças cardiovasculares. Outro estudo americano obteve os mesmos resultados e ainda demonstraram que o consumo pode ser diário (1 ou mais por dia).
O ovo contém principalmente gorduras de boa qualidade (protetoras do coração) e uma pequena quantidade de gorduras saturadas (causadoras de doenças cardiovasculares quando consumidas em excesso), sendo que, nessa proporção o fator benéfico prevalece. Além de não aumentar o colesterol total no sangue, ainda ajuda a elevar o colesterol bom (HDL).
A Associação Americana de Cardiologistas corrigiu as suas recomendações para consumo de ovos e atualmente não existe mais uma restrição da quantidade de gemas que uma pessoa deve consumir por semana. 
Um ovo possui substâncias antioxidantes e 13 nutrientes essenciais para um bom funcionamento do organismo, incluindo proteínas de alto valor biológico, colina, ácido fólico, ferro e zinco.
As substâncias antioxidantes presentes em boa quantidade no ovo são fundamentais para a saúde dos olhos e previnem a degeneração macular (doença responsável pela maioria dos casos de cegueira em idosos). A colina garante a boa memória, pois é vital para a transmissão de impulsos nervosos. É importantíssima na gravidez para a formação do sistema nervoso de bebê.
Mas fique atento no tipo de preparação. O modo de preparo é determinante tanto para o ovo quanto para uma série de alimentos, quando falamos se faz bem ou mal para a saúde. Dê sempre preferência ao ovo cozido, omelete, ovo mexido ou pochê e evite o consumo de ovos fritos.

Como armazenar e manipular ovos?
·       Compre sempre ovos de origem conhecida e inspecionados pelos serviços oficiais;
·       Mantenha-os em local limpo, fresco e arejado, preferencialmente em geladeira após comprá-los; 
·       Ao comprar ovos, certifique-se da data de validade e que não estejam com a casca suja, trincada ou quebrada; 
·       Lave os ovos somente antes de utilizá-los;
·       Não consuma ovos crus ou mal cozidos (com a gema mole).
·       Os alimentos preparados com ovos devem ser armazenados na geladeira para sua melhor conservação.
Conclui-se que o produto "ovo" é um alimento saudável, de alto valor nutritivo e de baixo custo. Portanto o seu consumo é recomendado como parte de uma alimentação balanceada, proporcionando grandes benefícios ao organismo.



2 comentários:

  1. Ótima notícia sobre o consumo de ovos - normalmente o povo evita comer ou consome em demasia - resultado: mais dúvidas sobre os benefícios genéricos do ovo em uma dieta pobre no dia-a-dia dos brasileiros.
    Parabéns ao blog por divulgar de forma agradável um assunto sempre envolto em temores e horrores sobre emeagrecimento!

    ResponderExcluir

Que bom que você vai comentar.
Amo quando você comenta!
Fique a vontade e obrigada pela visitinha.